Academia Sénior

A ANSE Academia Sénior promove e desenvolve, diariamente, atividades de animação socioculturais adequadas à idade e às características dos nossos utentes, das quais se destacam, nomeadamente, o Atelier de Culinária, o Atelier Zen, o Atelier das Artes, as sessões de Autonomia e Mobilidade, a Ginástica Geriátrica, os Jogos Cognitivos, a Hora do Conto (em parceria com a Instituição Criança Diferente), o Clube de Leitura e a Prática da Escrita.

Quinzenalmente, à sexta-feira realiza-se a Celebração da Palavra (missa), para todos os utentes que queiram e possam assistir.

Também quinzenalmente temos as Tardes de Cinema com projeção de filme escolhido pelos utentes.

Uma vez por mês, realiza-se uma sessão alusiva ao dia nacional de um País, com a realização de concursos sobre os principais aspetos que fazem parte da cultura e identidade deste. O almoço nestes dias corresponde a um prato tradicional do respetivo país.

Já realizámos desde o começo desta iniciativa, o dia de Portugal, de Espanha, da Alemanha, da Suíça, da Polónia, da Bélgica, da Grécia, da Áustria, da Irlanda, da Dinamarca, da Holanda, do México, de Angola, do Brasil, dos EUA, etc.

Na ANSE assinala-se com bolo e parabéns todos os aniversários dos nossos utentes, destacando-se ainda as celebrações do Dia do Aniversário da Instituição, a Festa de Natal, a Festa de Reis, o Carnaval, a Páscoa, o S. João, o Dia dos Avós, o Dia dos Idosos e o S. Martinho.

Nestes dias festivos são convidados elementos dos Grupos de Cantares das Universidade Seniores da região.

Todos os meses realizam-se passeios e visitas de lazer e cultura, destacando-se as visitas a Serralves, ao Museu do FCP, ao Museu do Carro elétrico, às Festas do Senhor de Matosinhos, ao Centro Interpretativo da Afurada, à Quinta da Gruta, ao Mar Shopping, ao Parque da Cidade (Porto), Cruzeiro das 5 Pontes do Douro e idas ao Teatro.

Desde 2016, uma vez por ano realizamos o nosso Passeio Anual, para todos os utentes que tenham autorização familiar e clínica para sair, com visita e picnic a locais de interesse geral, destacando-se os passeios a Viana do Castelo (Santa Luzia) e a Braga (Bom Jesus e Sameiro).